Não consigo perder peso. Quais exames preciso fazer?

Não consigo perder peso. Quais exames preciso fazer?

Na grande maioria das vezes uma boa dieta e exercícios físicos vão promover a perda de peso. Mas o que fazer se você já tentou de tudo e mesmo assim não conseguiu?

Alguns exames são fundamentais para ajudar a direcionar seu tratamento de forma adequada!

Vitamina D: Muitas pesquisas mostram que pessoas com níveis adequados de vitamina D tem mais facilidade para perda de peso. Nossa maior fonte de vitamina D é a luz solar, porém com a vida corrida poucas pessoas tem tempo para tomar sol diariamente, por isso a carência dessa vitamina tem se tornado cada vez mais comum. Os níveis adequados de vitamina D nos exames devem estar entre 40 e 60. Em caso de deficiência converse com seu nutricionista para uma possível suplementação.

Cortisol: Esse é o hormônio do estresse e nem preciso dizer que ele anda cada vez mais alterado na maioria das pessoas, né? Ele acarreta ganho de peso pois quanto mais alto o cortisol estiver mais o corpo produz adrenalina e insulina que são transformadas em glicogênio, um tipo de carboidrato armazenado no fígado, em açúcar. Portanto, isso provoca um acúmulo de gordura, especialmente na região do abdômen.

Insulina: A insulina é responsável pela entrada de glicose na célula para ser transformada em energia, mas acontece que com o consumo exagerado de carboidratos em uma dieta descontrolada, ela será produzida em excesso e será convertida em gordura pelo seu corpo. Quanto mais alta a insulina estiver mais dificuldade em emagrecimento você terá. Esse exame é importante porque caso haja diagnóstico de resistência a insulina seu nutricionista pode entrar com uma dieta e suplementos específicos para reverter a situação.

Marcadores da tireóide (T3, T4, TSH): A tireóde é uma glandula em forma de borboleta que é muito importante na regulação de vários orgãos. Ela secreta alguns hormônios como T3 e T4 e quando esses hormônios estão insuficientes pode ocasionar hipotireoidismo, doença onde o individuo pode ganhar peso com facilidade. Caso tenha alteração nos hormônios seu médico entra com tratamento para melhorar o funcionamento da glândula.

Lembrando que a necessidade de cada um é individualizada inclusive na hora de solicitar os exames por isso a importância de um bom acompanhamento profissional.

Sem Comentários

Fazer um comentário